Fotos e Trilhas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Caminho de Anchieta

Feliz Ano Novo! bem atrasado é verdade. Sem querer justificar a deficiência, e ainda sem a minha câmera, devido ao afogamento acidental no rio mogi, tive de utilizar uma câmera velha bem como aproveitar fotos de amigos. Fomos conhecer uma nova trilha pela Serra do Mar pelo vale do Rio Perequê, também conhecida como a trilha do Padre José de Anchieta. Deixando de lado questões religiosas, mas ô Padre que andava!! Fui guiado pelo amigo Radamés, que tem este lugar como sua segunda casa, conhecedor de cada cachoeira e sem o qual não teria sido possível esta aventura. Nos encontramos do lado de fora do Terminal Ferrazópolis em São Bernardo do Campo, infelizmente devido ao horário maluco do ônibus, alguns ficaram para trás. Chegamos à estrada caminho do mar, e com uma pequena volta na guarita de segurança já estávamos na trilha, bem aberta .
Começa próximo a descida da serra velha, desviando do posto de fiscalização.
Cruzamos com um trecho bem desconhecido da calçada do Lorena. A trilha no trecho de planalto tem muito sobe e desce.
Com mirantes onde era possível ver a baixada e o planalto.
Usina Henry Borden ao fundo
Olhando para o planalto
A trilha foi começando a ficar bem íngreme, escorregões e tombos fazem parte do pacote.
Depois de 2 horas de trilha a recompensa chegou! Maior e melhor do que eu pensava. É necessário cuidado ao chegar ao topo da cachoeira, para se atravessar a outra margem é preciso recuar um pouco, porque a chegada da trilha já é a beira do precipício.
Duas cachoeiras imensas uma seguida da outra com spray muito forte, impossível não ficar molhado. Além das duas cachoeiras o há um poço fundo com uns seis metros de profundidade onde era possível dar saltos.
Gardenal!!!
Com uma série de quedas pequenas.
Do alto da cachoeira a altura é de dar vertigem.
Depois de aproveitar bastante descemos a trilha sentido Cubatão, encontramos outras pequenas quedas e pequenos poços para mergulho e um pequeno tobogã.
Chegando ao final do parque infelizmente já está bem deteriorado com muito lixo, churrasqueriras e muitas pessoas, mas como o acesso as cachoeiras é muito íngrime, é muito difícil encontrar pessoas na parte alta da trilha.
O mais legal deste lugar é que paisagens normalmente encontradas em lugares em que seria preciso uma viagem, encontra-se tão próximo e escondido da maioria das pessoas, o que garante sua preservação.