Redescobrindo o Funicular
Muitos podem achar repetitivo o assunto ou até dizer, "Esdras oque você foi fazer neste lugar denovo" ( foi oque minha mulher disse). Fui relutante em decidir embarcar nesta aventura novamente devido aos riscos, mas a história e lugares diferentes para ver, vale sim outras visitas.
Mas agora um pouco mais preparado, pude marcar os lugares aonde iniciar a trilha, etc. Mesmo ainda que toscamente, já que era a minha primeira experiência com o GPS. Um Garmin etrex legend próprio para ser utilizado em aventuras (breve entrarei em mais detalhes).
Neste link à cima esta faltando alguns pontos importantes como, patamares e pontos de desvios. É possivel ter uma noção de rota e doquê esperar.
Desta vez fomos em um grupo menor, oque otimizou o tempo de trajeto sendo possível aproveitar o tempo e explorar mais o terreno.
Combinamos de nos encontrar às 23:00 em rio grande da serra, mas como de costume houve desencontro. Cheguei a entrada da trilha e não havia ninguém porém havia uma intensa movimentação policial na cidade alta oque me obrigou permanecer dentro do mato esperando os demais. Assim que chegaram por volta de 00:30 prosseguimos sem maiores problemas.
Acampamos dentro do primeiro túnel, nada confortável devido as benditas pedras.
Já pela manhã prosseguimos, porém decidimos desviar das pontes aonde houvessem desvios, devido a chuva intensa, o que somando a trilhos cheios de limo, não é uma situação nada agradável.
Subimos pela encosta do segundo túnel e seguir pela trilha de manutenção
E logo a noiva ja ia chegando para dar um charme especial e estragar a minha vista de cubatão.
As pontes viraram apenas borrões de cinza
Foi possível passar por lugares que antes não conhecia.
A trilha de manutenção só vai até cero ponto então foi necessário descer para poder prosseguir e enfrentar a grota funda.
Se oque os olhos não veêm o coração não sente, a neblina no meu caso não diminuía em nada o meu pavor pela altura somada à umidade.
Com o desafio da grota funda vencido só foi necessário atravessar por cima de mais uma ponte, já que as outras possuíam desvios.
Depois da grota funda há à direita a primeira casa de máquinas. Pra quem tiver coragem de atravessar as pontes no escuro, com certeza é o lugar ideal para o primeiro acampamento, com cobertura e desvio de vento.
Como a casa de máquinas do 4 patamar encontra-se no subsolo é possivel ter aceso à estrutura da ponte a grota.
Hora de seguir!
E tome chuva!
A situação da ponte mãe encontra-se cada vez pior e não tive a menor vontade de atravessá-la. O desvio desta é pro lado direito.
Depois da ponte mãe há o túnel pai, lugar reservado para acampamento.
Este é o meu amigo Fabrício desceu em duas horas de paranapiacaba sozinho para nos encontrar no túnel pai.
Encontramos algumas preciosidades no caminho, como a caixa d'agua de pedra com 10m de profundidade, usada para encher as c aldeiras das máquinas
Desafio vencido, hora de um banho na casa da tia Anésia.
Tia Anésia mora no pé da serra a 28 anos e agora a empresa de transpotes MRS está com um mandado de despejo para ela e o seu filho que mora ao lado, mas pessoas de um brilho e hospitalidade sem igual, com histórias que só ouvindo vale a pena.
O mais importate são relações interpessoais, Dona Anésia é o prova viva disto.
Como diz papai "barriga cheia pe na areia", hora do retorno então.
Abraços a todos Esdras
5 Comentários:
falta do q fazer mesmo
Esdras, meu caro !
Parabéns por mais essa excelente aventura. Excelentes fotos, cobertura soberba. Fico feliz que tenha disponibilizado seu arquivo de GPS para podermos conferir o caminho.
Claro que eu me identifiquei com o que você falou, apesar de ser uma trilha pequena, é muito rica e cheia de detalhes, que sempre dá vontade de fazer de novo, pois sempre há algo novo a explorar
Parabéns !
PS.: sobre o comentário acima, hahahha ! Nem começou o blog e já tem invejinha !!!
Olá Esdras!
Parabéns pelas fotos! Ficaram ótimas!
Cada dia que passa fico mais impressionada com a beleza de Paranapiacaba e não conheço nem um terço dela! rs
Gostaria de saber se mais pessoas de fora do grupo podem acompanhar as aventuras dos funiculeiros... Adoro fazer trilhas!!! Vcs já tem alguma coisa marcada por esses dias?
Aguardo seu retormo!
Um abraço!
Luka - SP
luka.alves@hotmail.com
legal sua trilha eu moro em Diadema quero fazer trilha e procuro uma equipe manera e empolgada para faze-las moro em Diadema divisa de sao bernado do campo tenho equipamentos quando for fazer me convida seria grato me chamo ronaldo meu contato f-1984@bol.com.br ou tel 62664136
Nossa, eu morei ai a muito tempo e sinto tanta falta que resolvi procurar no google e achei até a minha tia Anésia.
chamo Ela de tia porque morei em uma casinha que nem a dela só que era na sobida aquela sobida a esquerda tinha mais duas casas que foi derrubada depois a minha era a segunda.
A minha mãe as vezes vai la, mas vou pegar um dia pra ir la tambem.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial